quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Helena Pede Perdão e é Esbofeteada


O grupo Tablado de Arruar apresenta o espetáculo de rua Helena Pede Perdão e é Esbofeteada, hoje dia 16/09 no Festival de Humor e Performance.

O Tablado surgiu em meados de 2001 e, inicialmente, tinha o objetivo claro de trabalhar com teatro de rua, para que pudesse se aproximar do tema que mais interessava aos integrantes: a metrópole e suas contradições. Durante seis anos de trabalho intenso nas ruas, o grupo pesquisou, criou três espetáculos e apresentou-se em diversos espaços e cidades, mas, sobretudo, no centro de São Paulo.

A partir da primeira peça, A Farsa do Monumento, que partia de linguagens mais tradicionais do teatro de rua, o grupo investigou diversas maneiras de tratar a temática central de seu trabalho – a vida urbana e seus conflitos numa megalópole como São Paulo. Com referências de melodrama e telenovela, pitadas de filmes de Pedro Almodóvar e Rainer Werner Fassbinder, passando pelo dramaturgo Bertold Brecht.

A peça conta a história de Helena e seu marido Augusto, que têm a casa invadida pela dupla Mary e Jack. Os invasores posteriormente se revelam ativistas políticos, e convencem o casal a fazer parte de suas ações pseudo-terroristas.

A vida dos quatro (interpretados pelos atores Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Ligia Oliveira e Vitor Vieira) sofrerá transformações irreversíveis no desenrolar da trama, permeada por conflitos amorosos e ideológicos. Trata-se de comédia ágil e recheada de romance.

Durante as ações extremistas do grupo, Helena é deixada para trás e é expulsa algumas vezes, mas sempre consegue voltar. A atuação do quarteto fracassa completamente, causando o seu rompimento e a troca entre os casais. Helena se aproxima de Jack, de quem tem um filho, e Mary vai embora junto com Augusto, em busca do ex-chefe dele.

O sarcasmo e a paródia marcam o tom das personagens, inspiradas em filmes hollywoodianos e em telenovelas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário